Hoje, 24 de agosto de 2024, e dia de São Bartolomeu, o jovem Frei Pedro da Sagrada Família, natural de Vila Viçosa, iniciou o seu noviciado com o rito da tomada de hábito de Nossa Senhora do Carmo.
Sob presidência do Padre Provincial de Veneza, Itália, Frei Giuseppe Pozzobon, a cerimónia decorreu no Santuário di Madonna Delle Laste, na cidade de Trento. A Missa foi concelebrada pela comunidade do noviciado, do P. Noé Martins, em representação do Provincial de Portugal, e outro Irmão do Comissariado da Lombardia.
Na sua homilia, o P. Giuseppe Pozzobon recordou que nesta data se fundara a Ordem dos Carmelitas Descalços (com a fundação do Carmelo de São José de Ávila, 1562), a partir da experiência carismática da Santa Teresa de Jesus, tal que ela própria conta no Livro da Vida, capítulo 36; sublinhando ali dois elementos muito importante: i)«o lugar dos sinais de Deus nas coisas pequenas da vida» – a fundação começou com apenas quatroirmãs!; ii) atendendo às palavras do Evangelho deste dia – «vem e verás» – o Padre Provincial exortou os novos candidatos à vida religiosa, «a que seguissemsempre a experiência de Teresa de Jesus que nosconvida a olhar sempre a Jesus – “mira que El te Mira”».
Além do Frei Pedro Silva, o noviciado é composto por mais três noviços. É mestre de noviços Frei Rosário da Imaculada.