No passado dia 7 de setembro de 2024 uma família de jovens famílias carmelitas descalças reuniu-se na Casa do Menino Jesus, em Deão(Viana do Castelo). Nos dias anteriores o norte do país esteve debaixo de nuvens e de chuva temporãpelo que, à última hora, alguns desistiram de vir. Quem, porém, manteve a coragem e o ânimo forte foi recompensado: esteve um dia belíssimo, que nos deu horas largas, muito bem passadas com o Menino Jesus, Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa e São João da Cruz, e o tal punhado de famílias.
A meia manhã, a Eucaristia foi celebrada ao sol; o almoço à sombra da parreira. Rezámos, rimos e cantámos, celebrámos a vida e a amizade, e tivemos Jesus no meio de nós. Connosco, desde o céu, estiveram também a Cláudia e senhor Branco que, quem está em Jesus, está com quem já mora no Seu coração!
Este nosso Segundo Encontro tinha um lema: «Carmo Jovem: coração em comunhão com Teresa, Jesus e João!». E foi. E é assim que nós, os ainda jovens Carmelitas Descalços, nosqueremos pelos caminhos da interioridade, até ao mais profundo centro.
Seguiremos pelo caminho de Teresa e João «como o veado», pois nos sabemos e nos propomos ir sempre mais adiante, mais adentro, mais à descoberta desse imenso mar interior que nos falta descobrir.
E não convém partir sozinho – assumimo-lo.
Houve um tempo em que nos chamavam o Carmenjovem. Não gostávamos, agora gostamos.
Se Deus quiser, para o ano, voltamos.