I Centenário de nascimento de Chiquitunga (1925-2025)

Amanhã, domingo, 12 de janeiro de 2025, cumprem-se os 100 anos do nascimento de Chiquitunga, a Bem-aventurada Maria Felícia de Jesus Sacramentado, nossa irmã Carmelita Descalça do Paraguai. Nascida Maria Felícia Guggiari Echeverría, era conhecida simplesmente com o nome como o pai a apelidava – Chiquitunga, pequenota.

As comemorações centenárias iniciaram-se no dia 3 de janeiro, dia em que as suas relíquias deixaram o Carmelo de Assuncion e foram encaminhadas em peregrinação rumo à Catedral de Villarica, sua cidade natal. Durante esta jornada de nove dias as relíquias atravessaram dezenas de localidades e animaram outras tantas comunidades cristãs, convocando-as à oração e ao louvor.

O dia do I Centenário do nascimento de Chiquitunga, domingo, 12 de janeiro 2025, ficará marcado por uma peregrinação de jovens rumo ao Jardim de Chiquitunga, onde o núncio apostólico D. Vicenzo Turturro presidirá à Eucaristia desde a explanada da catedral. No dia seguinte far-se-á a peregrinação de regresso ao Carmelo.

Chiquitunga foi batizada no dia 28 de fevereiro de 1929 e fez a sua primeira comunhão no dia 8 de dezembro de 1937.

Em 1941, contra opinião de seus pais, inscreveu-se como membro da Ação Católica, onde logo começou a dedicar-se ao cuidado dos pobres e necessitados, ao mesmo tempo que também foi catequista de crianças.

Novamente contra opinião de seus pais, Chiquitunga vestiu o hábito de Carmelita Descalça no dia 2 de fevereiro de 1955, vindo a morrer aos 34 anos, a 28 de abril de 1959, exclamando baixinho: «Amo-te, Jesus! Que doce encontro! Virgem Maria!».