A última aula do Frei Carlos na FPCEUP

No dia 21 de maio de 2024, o nosso Frei Carlos, P. Carlos ou Carlos Gonçalves, segundo o abraçamos ou como irmão de comunidade, ou como padre da Igreja, ou como cidadão e professor, conduziu a sua última aula na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Ia a aula nos 30 minutos quando, de forma inesperada, um grupo considerável de docentes, estudantes e técnicos da FPCEUP entrou na sala para lhe significar a profunda gratidão pela notável contribuição como professor e investigador na comunidade académica da FPCEUP ao longo de 25 anos. Para além da amizade, tratou-se de um reconhecimento institucional por um legado que transcende as fronteiras da sala de aula

O momento que, cremos lhe ficou profundamente gravado no coração, tornou-se ainda mais significativo pela sua singeleza e espontaneidade. Já nós que o conhecemos e temos por Irmão estamos-lhe também muito agradecidos pelo seu exemplo de serviço à causa do Evangelho que ele sempre almejou e soube entrecruzar e pôr em diálogo com os saberes das ciências sociais.