No domingo dia 2 de junho de 2 2024 vieram, mais uma vez, muitos peregrinos de todos os lugares e recantos de Portugal ao Santuário do Divino Menino Jesus de Praga, em Avessadas, Marco de Canavezes.
Presidiu à 37ª Peregrinação Nacional o Rev.do Padre Provincial dos Carmelitas Descalços, Frei Vasco Nuno T. da Costa, acompanhado pelos sacerdotes do Santuário do Menino Jesus, do P. Agostinho Leal, P. Manuel Reis e P. Francisco Maria Braguês (Porto), do P. Marco Caldas e Frei Carlos Eduardo (Viana do Castelo).
Na sua homilia, convocando os peregrinos tanto para o descanso activo, como para a oração e a contemplação, o P. Vasco Nuno referiu: «Com o Divino Reizinho e no Divino Reizinho, estamos chamados a ser contínua oferta ao Pai, a ser “hóstias vivas” no louvor, na adoração, na reparação, na oblação repleta de amor e de generosidade, na radicalidade evangélica das nossas vidas, dos nossos trabalhos, dos nossos tempos de lazer ou de sofrimento, dos nossos apostolados, das nossas orações, da nossa vida sacramental. Sim, nós estamos chamados a ser “hóstias vivas”; a sermos gota de água mergulhada no vinho, para sermos transformados n’Ele, para sermos feitos eucaristia viva!».
Depois da Eucaristia houve tempo para abrir o farnel sob a copa das árvores, ao som das cigarras e do canto de algum passarinho mais afoito. Diz quem viu e quem cheirou, que foi muito belo ver «que se comia em família e em grupo, restaurando as forças do corpo e reafirmando os laços familiares e tribais!». Diz quem viu…
Seguiu-se, após o almoço, a piedosa Procissão dos Mistérios em torno da mata do santuário, e concluiu-se com a bênção. Já depois de bem fortalecidos pela celebração da Eucaristia, pelo proveito do almoço, e pela contemplação dos Santos Mistérios da Incarnação do Senhor, foi hora de regressar a casa. Uns para o longe, outros para o perto. Quem chegou a pé, a pé regressou. De carro e autocarro, idem, aspas aspas. Quem de táxi ou de cadeiras de rodas, igual.
Sim, sim, desprovido de outro meio, cheio de candor e devoção, algum peregrino pagou o táxi para se achegar a horas ao Santuário do Menino Jesus de Praga; já as cadeiras de rodas até foram mais que duas.
Divino Menino Jesus de Praga, a todos abençoai!