Chegados a este momento da nossa celebração eucarística, em que professou o Frei Pedro da Sagrada Família, em nome de toda a Província dos Carmelitas Descalços de Portugal, gostaria de expressar a minha e a nossa profunda e sincera gratidão à Província de Veneza, na pessoa do seu Provincial, Padre Giuseppe Pozzobon, e a esta comunidade do Noviciado, na pessoa do seu Superior, Padre Gianni, e do Mestre de Noviços, Padre Rosário, pelo acolhimento, empenho e dedicação demonstrados, durante este ano, na formação do nosso noviço Pedro Silva. Após o ano de noviciado, pode ver-se, além da sua alegria por poder professar,aqui, hoje, também o quanto amadureceu tanto a nível humano, espiritual e vocacional.
Posso ainda testemunhar o quanto se apaixonou pela nossa família carmelita, e o quanto está centrado no Senhor que o chamou e o envia para trabalhar na sua vinha, com base no carisma e na espiritualidade desta família de Santa Teresa e de São João da Cruz.
Gostaria também de expressar a minha profunda e sincera gratidão aos seus Irmãos co-noviços, bem como a todos vós que estais aqui, hoje, participando nesta celebração, e com quem o nosso Irmão Pedro teve contacto durante o seu ano de noviciado, em particular com o grupo do coro, de quem ele sempre me falou com grande carinho.
Estou certo de que o bom Deus que o chamou também se serviu de cada um de vós para cuidar e regar e fazer florescer a semente da sua vocação. Que o Senhor vos abençoe a todos e que a sua e nossa Mãe, a Senhora do Monte Carmelo, vos conceda sempre a graça de poder viver com o olhar voltado para Cristo Jesus, encontrando n’Ele a verdadeira fonte que sacia o coração humano.
Muito obrigado!
Frei Vasco Nuno T. Costa, Provincial de Portugal