Retiro Provincial

A nossa Província ajuntou-se aos pés do Menino Jesus, em Avessadas, para retemperar a palavra em calado silêncio e celebrar ali o seu retiro anual.

Foi pregador do retiro o P. Luís Castro, membro da Sociedade Missionária da Boa Nova.

Desde domingo, dia 2, até sexta-feira, 7 de março, falando a religiosos e pastores que amam a contemplação, o P. Luís conduziu os retirantes pelos passos, silêncio, palavra e oração do Profeta Elias.

Elias de Tisbé é um dos maiores profetas da história religiosa do antigo reino de Israel. Nasceu no século IX a.C., à época do rei Acab; e dedicou a sua existência a distanciar o povo da adoração dos ídolos e a trazê-lo de volta ao verdadeiro e único Deus, coerente que era com o nome que lhe fora dado – Elias significa «O Senhor é meu Deus».

Não se sabe muito da sua vida, mas o que se sabe inspira e remarca, ainda hoje, a vida dos Carmelitas Descalços dedicada à contemplação da glória de Deus e ao apostolado no meio do mundo.

Apesar do pouco que se sabe sobre o Profeta Elias, ele foi, sem dúvida, um grande profeta, tal como o evidenciam as palavras do livro do Eclesiástico (48,1). «Elias, o profeta, levantou-se como um fogo; as suas palavras queimavam como uma tocha ardente».

Na eucaristia de encerramento deste retiro que teve como centro o homem de palavra ardente, e que foi presidida pelo Padre Provincial, Vasco Nuno, o nosso Irmão David Esteves foi instituído no ministério de Leitor, para que também ele arda de zelo pela Palavra do Senhor dos Exércitos, visto que a messe é grande e os trabalhadores são bem poucos.