Depois de um ano de Noviciado no Santuário di Madonna Delle Laste, na cidade de Trento, Itália, o nosso irmão Frei Pedro da Sagrada Família emitiu, hoje, dia 16 de agosto de 2025, naquele mesmo Santuário, os seus votos de consagração ao Senhor para o serviço da sua Igreja como Carmelita Descalço.
Num momento histórico marcado por tantas mudanças, avanços tecnológicos, possibilidades, desafios e tanta criatividade, a consagração de um jovem que aceita dedicar-se ao Senhor de coração indiviso é para nós Carmelitas Descalços um grande júbilo e motivo e acçãode graças.
A celebração foi presidida pelo Padre Provincial de Veneza, Itália, frei Giuseppe Pozzobon que, ao tomar a palavra para se dirigir aos presentes, particularmente aos que naquela hora se consagravam, sublinhou três pontos, dizendo-lhes:
i) A profissão dos votos, mesmo que seja só por um tempo, é um sinal para a sociedade de hoje, sobretudo para as novas gerações; um sinal que nos indica que o sentido da vida só pode ter consistência na amizade com Jesus;
ii) Cada um de nós vem para o nosso mundo para responder a um chamamento. Quando alguém se dedica a Cristo é como se achegasse ao coração das pessoas, às necessidades de cada pessoa que procura um sentido para a vida, tal como aconteceu com Santa Teresinha que foi «amor no coração da Igreja»;
iii) O Carmelo é todo de Maria. Ela é o sentido original da nossa Regra, porque quando um jovem se consagra no Carmelo entra no coração e nas entranhas de Maria Stella Maris, a fim de viver uma esperança certa.
Em representação da Província Portuguesa participaram naquele jubiloso momento de consagração, o P. Joaquim Teixeira e o Padre Provincial, Frei Vasco Nuno T. da Costa, em cujas mãos professou o nosso Irmão.
Após a emissão dos votos o Frei Pedro continuará os seus estudos teológicos em Madrid.