Pe. André Morais é o novo capelão dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses

Ontem, dia 9 de Agosto de 2025, sábadocheio de celebrações e emoções em Marco de Canaveses, o Pe. André Morais foi empossado como novo capelão da corporação dos bombeiros locais.

O Pe. André Morais é conventual da nossa comunidade do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, e sucede ao Pe. Alpoim Portugal, recentemente falecido que, antecedendo-lhe,por muitos anos ali exerceu este mesmo serviço de capelania aqueles homens e mulheres de bem-fazer pertencentes aquela corporação humanitária.

Neste dia de emoção e gratidão, o PadreAndré prontamente benzeu duas novas viaturas para transporte de doentes, após o que se inauguraram as obras de cobertura do quartel e as camaratas renovadas, empreitada apoiada pela autarquia local.

A manhã daquele dia terminou com a inauguração do Museu dos Bombeiros do Marco, a que foi atribuído o nome do histórico Comandante António de Babo Pinto Ribeiro, que regeu a corporação durante 38 anos.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses foi fundada no dia 20 de Janeiro de 1924, na Sala de Sessões da Câmara, onde se realizou a primeira reunião preparatória para fundação dos Bombeiros do Marco e, acto seguido, a primeira AssembleiaGeral, tendo sido aprovada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, e eleitos os primeiros Órgãos Sociais.

A primeira corporação era formada por quarenta elementos e quatro viaturas, duas de combate a incêndios e duas para socorro.