Ontem foi dia de Santa Teresa de Jesus. Ao pronunciar-se neste dia, o Papa Leão XIV recordou a memória litúrgica de Santa Teresa de Jesus, que a Igreja celebrava naquele dia. Ao dirigir-se aos fiéis no final da Audiência Geral, exortou:
«O exemplo dessa grande contemplativa seja para todos vós um convite a renovar, a cada dia, o seu espírito na oração, fixando o olhar em Jesus Cristo, único Salvador do mundo.»
Filha de um judeu convertido, Santa Teresa de Jesus nasceu a 28 de março de 1515. Alegre e sonhadora, cresceu entre romances de cavalaria e brincadeiras com irmãos e primos. A morte da mãe e de um irmão marcou profundamente sua juventude. Aos 20 anos, após uma intensa crise interior, decidiu ingressar no Mosteiro das Carmelitas da Encarnação, em Ávila, professando votos a 3 de novembro de 1537, apesar da oposição paterna.
Doente e à beira da morte, Teresa experimentou a força da fé e uma recuperação considerada milagrosa. No meio das amizades e distrações, viveu uma segunda conversão ao contemplar uma imagem de Cristo flagelado: «Fiquei tomada de comoção… lancei-me aos seus pés e pedi forças para não ofendê-Lo mais».
As visões e êxtases marcaram sua vida mística, narrada com poesia e profundidade em sua autobiografia e em obras como O Castelo Interior e Caminho da Perfeição. Mesmo incompreendida por muitos, encontrou apoio em São Francisco de Borja e São Pedro de Alcântara.
Movida pelo desejo de renovação, iniciou a reforma do Carmelo, fundando conventos em várias cidades da Espanha e dando origem à Ordem dos Carmelitas Descalços, junto com São João da Cruz.
Santa Teresa de Jesus faleceu em Alba de Tormes, em 1582, deixando um legado espiritual de oração, coragem e amor a Deus. Foi beatificada em 24 de abril de 1614 pelo Papa Paulo V e canonizada em 12 de março de 1622 pelo Papa Gregório XV. Séculos depois, em 27 de setembro de 1970, o Papa São Paulo VI proclamou-a Doutora da Igreja, a primeira mulher a receber esse título, em reconhecimento da profundidade de sua doutrina espiritual e do seu contributo para a vida mística cristã.
Santa Teresa de Ávila, rogai por nós!


