O XVI Capítulo Provincial dos Carmelitas Descalços de Portugal, reunido no Convento de Avessadas, Marco de Canaveses, elegeu na terceira sessão capitular o novo Conselho Provincial que fica assim constituído: Primeiro Conselheiro: P. Joaquim da Silva Teixeira
Segundo Conselheiro: P. João Manuel Teixeira da Costa
Terceiro Conselheiro: P. Renato Miguel Andrade Pereira
Quarto Conselheiro: P. André L. da Cruz Morais
Primeiramente eleito, o P. Vasco Nuno Tavares da Costa preside ao governo da Província portuguesa dos Carmelitas Descalços como superior provincial.
Segundo a agenda capitular, os trabalhos do Capítulo entram em nova fase concebida como espaço de estudo e discernimento dos novos tempos e da vontade de Deus sobre a organização da Província. A vida fraterna dos Irmãos carmelitas descalços durante o próximo triénio tem como principais linhas orientadoras: i) A potenciação da Formação Inicial; ii) O reforço da Pastoral Juvenil e Vocacional; iii) e a promoção da Pastoral da Espiritualidade.
Em distintas sessões, as Irmãs Carmelitas Descalças e os Irmãos Seculares serão recebidos e escutados neste Capítulo Provincial.


