Matilde Trocado e António Andrade Santos ergueram um musical inspirado na figura de Santa Teresinha, a maior santa dos tempos modernos.
O espetáculo tem a duração de 90 minutos, sem intervalo, durante os quais se conta a história da grandeza duma jovem mulher que apenas quis ser pequenina. Sobre um pequeno caminho que, não tendo nada de espetacular, se tornou absolutamente revolucionário também em nossos dias.
O musical é inspirado na vida de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Santa Face que, tendo vivido apenas 24 anos, em família até aos 15 anos e, depois, no Carmelo em Lisieux, se tornou numa das santas mais conhecidas em todo o mundo, amada por crentes e não-crentes e reconhecida pela UNESCO como uma figura significativa para a humanidade contemporânea.
Baseado inteiramente nos seus manuscritos, este é um espetáculo com música original criada a partir de Debussy, Ravel e Satie, três compositores franceses seus contemporâneos, e com referências a Monet, impressionista dessa mesma época – ou não fosse esta Santa a padroeira de França.
Estreia-se no ano do centenário da sua canonização, numa produção que conta com 24 atores e uma orquestra de 12 músicos a tocar ao vivo. O espetáculo é dirigido a todos os públicos.
Os bilhetes estarão brevemente à venda nos locais habituais e em www.musicaltheresemartin.pt; para grupos de mais de 50 pessoas haverá desconto de 10%.
As apresentações estão calendarizadas para os dias 12 a 14 de setembro, em Lisboa (Teatro Camões), e 30 de setembro, no Porto (Coliseu).
O musical tem o patrocínio da nossa Província dos Carmelitas Descalços.