No dia em que se cumpriam 118 anos do nascimento da Irmã Lúcia de Jesus, e vinte e anos e algo mais que um mês do seu falecimento, o Memorial da Irmã Lúcia anexo ao Carmelo de Santa Teresa, em Coimbra, recebeu esta tarde, pelas 15 horas, muitos dos seus amigos, também irmãos e irmãs, para testemunharem o lançamento do livro «Viver na Luz de Deus: Itinerário espiritual de Lúcia de Jesus, apóstola de Fátima a partir do Carmelo», da autoria do P. François-Marie Léthèl e da Irmã Ângela Coelho.

Tomando a palavra no início da sessão, o Padre Vasco Nuno, Provincial dos Carmelitas Descalços, saudou os presentes e depois referiu:
«o livro Viver na Luz de Deus, além de nos fazer crescer no conhecimento do seu percurso humano e espiritual, brinda-nos textos do seu Diário, ainda não publicado. Cabe-me manifestar o desejo de que este livro possa ser traduzido e divulgado pelo mundo inteiro, pois ele constituirá alimento sólido e benéfico para muitos corações famintos de mestres autênticos e reconhecidos de espiritualidade!».

Intervindo depois, o P. Joaquim Teixeira, OCD, apresentou o Livro com palavras calorosas, referindo:
«chamou-me a atenção que a Ir. Lúcia não teve um momento de conversão marcante e definitivo porque não precisou dele; nunca cedeu à mediocridade, mas sempre viveu num desejo de fidelidade constante à sua vocação e missão. Olhamos para a vida de grandes santos e vemos momentos marcantes de conversão: Sto Agostinho, Sta Teresa de Jesus, mesmo Sta Teresinha do Menino Jesus… e Lúcia dá-nos este belo testemunho de uma determinação em nunca desagradar ao Senhor e o desejo de em tudo se Lhe manter fiel, renovando constantemente o seu «sim de 13 de maio de 1917».

Depois da apresentação formal da obra, a Irmã Ângela Coelho, ASM, tomou a palavra para ler uma saudação do Padre Léthel e depois, brevemente, deixou também as suas ideias:
«Este livro estava a ser pensado quando, para melhor mergulhar na espiritualidade carmelita e a cruzar coma Mensagem de Fátima, o Geral dos Carmelitas Descalços, P. Miguel Maria Calle Márquez me apresentou, há cerca de um ano, o P. Léthel; foi, pois, de uns colóquios informais que, sem o sabermos, nasceu este livro. É verdadeiramente fruto de um diálogo entre um religioso carmelita e uma religiosa aliada de Santa Maria. E o interessante é que este diálogo é o mesmo que se passa na vida da Irmã Lúcia: ela é uma Carmelita em diálogo com a Mensagem de Fátima. Trata-se do seu itinerário interior, que é o que aqui observamos, dando conta de que é um diálogo muito harmonioso entre o que ela aprende, absorve e vive na Mensagem de Fátima, cruzando-a com a espiritualidade do Carmelo Descalço. E isto é muito bonito, pois fala-nos do quão belo é este diálogo e esta comunhão entre as diversas instituições da Igreja, e entre a Igreja e a sociedade pois, como costuma dizer o Papa Francisco, é muito mais o que nos une que aquilo que nos separa».

As palavras finais da sessão couberam ao Senhor D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, para dizer:
«tudo aquilo que diz respeito à Irmã Lúcia desperta curiosidade e interesse generalizados, tanto por parte de devotos como de críticos». Saudou também os autores do livro, reconhecendo que «é essencial que as pessoas tenham oportunidade de conhecer em profundidade a verdadeira pessoa que foi a Irmã Lúcia, tanto como vidente de Fátima, mas também como religiosa doroteia e na sua grande fase da sua vida, como carmelita descalça, neste Carmelo de Santa Teresa em Coimbra».

Este livro publica-se no ano jubilar da esperança e é nele perceptível «um itinerário interior que aproxima o coração da Irmã Lúcia à vida e ao coração dos peregrinos de esperança», concluiu o P. Vasco Nuno.
Patrocinado pelo Carmelo de Coimbra, o livro encontra-se à venda nas Edições Carmelo: https://carmelo.pt/inicio/456-viver-na-luz-de-deus.html