Muito boa tarde!
Ou, como diria a Irmã Lúcia: – Seja louvado nosso Senhor Jesus Cristo!
A todas e a todos saúdo e dou as boas-vindas, em meu nome pessoal, na qualidade de Provincial dos Carmelitas Descalços, e em nome da comunidade das carmelitas descalças deste Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, na pessoa da Irmã Susana Maria do Santíssimo Coração de Jesus, Prioresa.
De modo particular, saúdo o amigo e muito estimado Senhor Dom Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra; a Irmã Ângela de Fátima Coelho, Vice-Postuladora da Causa da Irmã Lúcia; o Senhor Reitor do Santuário de Fátima, P. Carlos Cabecinhas; o Diretor do Museu e do Departamento de Estudos do mesmo Santuário, Doutor Marco Daniel, e o Diretor das Edições Carmelo, P. Pedro Lourenço Ferreira.
Uma saudação, ainda que à distância, ao nosso muito estimado Padre François-Marie Léthel, que, não podendo estar presente, nos endereçou palavras de apreço e gratidão por ter podido mergulhar na riqueza espiritual do mundo interior da Irmã Lúcia.
Sejam todos muito bem-vindos ao Memorial da Irmã Lúcia e a este tão esperado momento de lançamento e apresentação do livro «Viver na Luz de Deus: Itinerário espiritual de Lúcia de Jesus, apóstola de Fátima a partir do Carmelo».
Esta obra é fruto inteligente e muito capaz da co-autoria do Padre François-Marie Léthel, carmelita descalço francês, teólogo e assessor do Dicastério da Causa dos Santos, e da Irmã Ângela de Fátima Coelho, Superiora Geral da Congregação da Aliança de Santa Maria.
Ainda há bem pouco tempo, recordámos os 20 anos da morte da Irmã Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado. Se para Deus mil anos são como um dia, a verdade é que neste tempo em que vivemos, marcado pela aceleração e pela velocidade, era urgente termos nas mãos uma obra que nos desvelasse o itinerário interior da Apóstola de Fátima desde o Carmelo de Coimbra. Por essa razão, celebro com justa alegria e não menor expectativa, o aparecimento desta obra que, entre outras virtudes, aproxima o coração da Irmã Lúcia à vida e ao coração dos peregrinos de esperança que somos todos nós.
O meu júbilo duplica por ver que esta obra aparece neste dia 28 de Março de 2025, em plena celebração do Ano Santo Jubilar, dedicado à Esperança, e no dia em que se comemora o centésimo décimo oitavo aniversário natalício da Irmã Lúcia. O livro Viver na Luz de Deus, além de nos fazer crescer no conhecimento do seu percurso humano e espiritual, brinda-nos textos do seu Diário, ainda não publicado.
Resta-me manifestar o desejo de que este livro possa ser traduzido e divulgado pelo mundo inteiro, pois ele constituirá alimento sólido e benéfico para muitos corações famintos de mestres autênticos e reconhecidos de espiritualidade!
Penso interpretar bem o sentimento de gratidão de todos vós para com os autores do livro, – Padre François-Marie Léthel, OCD, e Irmã Ângela de Fátima Coelho, ASM – pela leitura apurada e paciente de O Meu Caminho (Diário), e pela confecção de um texto inteligente e saboroso que nos ajudará imenso na peregrinação da fé, da esperança e do amor, que são os esteios fundamentais a que nos podemos arrimar na vocação à santidade.
Sem mais, passemos à apresentação do livro, a cargo do Padre Joaquim da Silva Teixeira, carmelita descalço, mestre em Teologia Sistemática e Presidente da Comissão de Espiritualidade da nossa Província. Após esta breve apresentação teremos o gosto e o prazer de ouvir uma palavra da Irmã Ângela Coelho, co-autora do livro, e do senhor Bispo Dom Virgílio Antunes.
Muito obrigado pela vossa presença e atenção!
P. Vasco Nuno Costa, Provincial
(Patrocinado pelo Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, o livro encontra-se à venda nas Edições Carmelo: https://carmelo.pt/inicio/456-viver-na-luz-de-deus.html)
