Castanho e branco é o coração do Carmenjobem, razão maior para que nos reuníssemos mais uma vez. Foi no dia 6 de setembro 2025, na igreja jubilar do Menino Jesus de Praga, em Avessadas, que tanto nos é querido.
Estes encontros fazem-nos muito bem, nem que seja de ano a ano – ou de quarto em quatro meses como chegou a sugerir o Padre Provincial –, porque nos ajudam a avivar as cores da amizade ea fortalecer as da fraternidade. De facto, todos somos uns dos outros, e assim foi que, ao fim do dia, ainda mais ligados à fonte que nos gera e nos dessedenta, regressámos a casa ainda mais ricos e mais fortes – afinal, Jesus vai continuamente passando pelas searas das nossas vidas, sem nunca de nós se ausentar! Nunca, nunca, nunca!

Participámos, neste terceiro encontro, quinzecarmenjobens, alguns pela primeira vez, vindos de lugares vários, o Frei João e o Padre Provincial, Vasco Nuno.
O encontro teve o acolhimento aos peregrinospelas 10:00, a que se seguiu a Eucaristia, pelas 11:30, o almoço e o café. A tarde foi para subirmos ao monte duas vezes, para especial gaudio da pirralhada – Lucas, Luisinha e Guilherme, em especial.
A subida ao Cruzeiro do Menino das Moradas foi feita em silêncio contemplativo e devocional. Não foi demorada, mas profundamente vivida, profundamente contemplativa. Uma doçura que gerou frutos como concluiu a Elsa Pinto.
Em pós esta, conduzidos pelo Frei João e pelas perguntas e espantos da Luisinha e do Lucas, subimos calmamente o Monte dos Mistérios (do Menino Jesus). Valeu a pena, porque ninguém foi de alma pequena – além de ter sido uma delícia ver como o par de petizes belamente decifrou, umaa uma, as personagens das diversas gravuras. Inolvidável!
Como sempre o mais difícil foi despedirmo-nos. Restou-nos a consolação de nos voltarmos a rever.
Na sua homilia, o Padre Provincial propôs-nos que nos adentrássemos mais e mais no silêncio para que, escutando-o, seguíssemos e imitássemos a Virgem da escuta! Depois continuou: «contai aos vossos filhos e filhas o que foi isso do Carmo Jovem! O que aconteceu ali, durante esses anos todos em que fostes jovens carmelitas! Não foi um tempo de seca, certo? Foi acção de Deus em vós, em cada um de nós! Gostaria de reforçar que lhes conteis essa relação interior que nos aqueceu, nos incendiou e encorajou! Ah, como nós amávamos encontrar-nos, periodicamente, uns com os outros, e juntos uns com os outros! Desafio-vos a guardardes e a contardes as maravilhas da esperança e da alegria que Deus gera no mais profundo centro dos nossos corações! Nunca deixeis de ser amigos de Jesus! Ensinai os vossos meninos a serem amigos de Jesus! Levai-os a Jesus pela mão, empurrai-os com o coração! Ensinai-os a serem amigos felizes de Jesus! Não os priveis da amizade de Jesus!».
E, por fim, encerrou: «pensai entre vós e rezai no fundo do vosso coração. Olhai: talvez nos devêssemos encontrar uma, duas, três vezes no ano! Eu atrevo-me a sugerir isso! Pensai num modelo que anime os filhos a um momento de descoberta e conhecimento de Jesus. E de algo mais formativo e substancial para vós! Rezai e pensai! Dizei algo à Verónica Parente ou ao João, que fazem isto acontecer! Graças também a vós, a cada um e a cada uma. A vossa vida e a vossa presença dá-me muito ânimo e muita vida, ajuda-me muito como sacerdote! Não caminheis sós, que eu também não gosto de ser solitário, de caminhar só, e por isso muito vos agradeço! E sempre que nos virmos por aí, nas curvas ou nas rectas,haveremos de nos sorrir e de nos abraçarmos».
Depois da covide voltaram as saudades, pelo que oCarmo Jovem + se reuniu pela primeira vez no dia 19 de Agosto de 2023, na Casa do Menino Jesus de Praga, em Deão, e voltou a reunir-se a 7 de setembro de 2024, no mesmo lugar sob o ânimo e convocatória da Verónica Parente.
O próximo encontro ficou agendado para o dia 12 de setembro de 2026, em Aveiro. Esperamos poder vermo-nos todos ali, incluindo aqueles que desta vez não se puderam aproximar e participar neste terceiro encontro.
[Notícia actualizada a 7 de setembro 2025, 14:26]
