Encerramento da veneração do corpo de Santa Teresa de Jesus

Durante todo este fim de semana e, sobretudo, hoje, domingo, dia 25 de maio de 2025, a Basílica da Anunciação de Nossa Senhora do Carmo em Alba de Tormes, recebeu multidões de peregrinos desejando venerar o corpo de Santa Teresa de Jesus, nossa mãe. Entre os peregrinos esteve o Presidente de Castilla Y León, Alfonso Fernández Mañueco, que ali peregrinou com sua esposa.

Ontem, sábado, celebrou-se uma soleníssima Procissão, com a imagem de Santa Teresa de Jesus, acompanhada pela Banda de Música de Alba de Tormes e com a participação das Irmandades e Confrarias de Alba e Salamanca.

O dia de hoje foi marcada pela Eucaristia de Encerramento presidida pelo Superior Geral dos Carmelitas Descalços, Frei Miguel Maria Márquez que na sua homilia se dirigiu  a Santa Teresa em Alba de Tormes com estas palavras de entrega, gratidão e compromisso em nome de toda a Ordem e do povo de Deus:

«Teresa, Madre Teresa, como Superior da Ordem, neste momento históricoem 2025, início do Pontificado do Papa Leão XIV, em nome de todos os peregrinos aqui presentes, de toda a Ordem do Carmelo e de todos os que te veneram e amam como mãe e mestra, quero professar e prometer o amor e o desejo de viver a espiritualidade e o ensinamento que nos destes na tua vida e nos teus escritos; agradeço a Deus por tantos séculos de graça através da tua pessoa; quero pedir perdão pelos nossos erros e infidelidades, depois de tanto, tanto termos recebido; perdão por vivermos tãopobremente o sonho que sonhastes para nós, teus filhos e filhas. Ajuda-nos a sermos família e amigos, diferentes e irmãos, diversos e em comunhão, construindo pontes, fazendo-nos costasuns com os outros.

[…]

Guia-nos, mostra-nos o caminho a todos. Guia osmeus pés e meu coração, as minhas palavras e minha atenção, como Padre Geral da Ordem, para ser um eco do que tu desejas para nós; usa-me e faz-me/faz-nos instrumento do teu desejo de dar voz e de contagiar a urgência de viver sem esperar pelo amanhã… amando com autenticidadea Jesus, a Igreja e amando-nos entre nós.

Obrigado, Madre Teresa».

Amanhã, dia 26 de junho, pelas 10:00 será assinada a acta notarial e proceder-se-á ao fechamento da urna, em pós o qual se procederá à solene transladação do corpo de Santa Teresa para o seu túmulo, contando com a participação das Madres Carmelitas Descalças de Alba de Tormes e muitos Frades Carmelitas Descalças da Província Ibérica de Espanha.