No contexto da celebração da visita pastoral à paróquia de São Vicente o Senhor Arcebispo D. José Cordeiro presidiu, neste domingo da Ascensão do Senhor, à eucaristia das 11:30, na comunidade do Carmo de Braga.
Pontualmente recebido pela comunidade no átrio a igreja, junto da estátua do Fradinho Santo, saudaram-no os Seculares e a menina Inês Cerqueira: – «Senhor Bispo, aqui, no Carmo, estamos encantados com Deus, tal como o girassol com o sol!».
Presidindo depois a uma igreja plena de fiéis que rezaram e rejubilaram com a sua presença, D. José Cordeiro referiu-lhes: 1) «Agradeço a Deus e a todos vós a hospitalidade e o acolhimento que me prestaram; a vós e aos Padres Carmelitas e a Frei João d’Ascensão, ‘O Fradinho’. Agradeço a possibilidade de caminharmos juntos este tempo pascal e o caminho da santidade!»; 2) «Agradeço aos Frades desta comunidade que deixaram tudo para se entregarem à Igreja, à oração, à promoção do caminho interior na busca permanente de Deus como o girassol!»; 3) «Permaneça sempre em nós o ardor da alegria, da esperança da vida com Deus e em Deus, pois Jesus Cristo é a nossa esperança».
Reunida que estava uma pequena multidão em torno ao altar, a Eucaristia foi também concelebrada pela Comunidade do Carmo, os freis João, Carlos, Rui e João Carlos, e pelo pároco P. Rui Sousa; e animada pelo Coral e Instrumental do Carmo.
A concluir a celebração a comunidade saudou e parabenizou o maestro José Palha no dia do seu aniversário, ele que há cinquenta anos serve o Carmo animando-nos a encantar a Deus.
A terminar, D. José despediu-se desejando que «a luz do Evangelho, a esperança que é Cristo, sejam para todos nós a confiança e a consolação no caminho».