Em dia de Santo Alberto de Jerusalém, Legislador da nossa Ordem, concluiu-se hoje na comunidade do Carmo de Braga o tempo de graça que foi a Vista Pastoral do Padre Provincial, Frei Vasco Nuno T. Costa a esta comunidade de Irmãos Descalços.
Ora, como o P. Vasco Nuno se encontra em jubileu sacerdotal – foi ordenado sacerdote a 30 de julho de 2000 – a Visita concluiu-se da melhor maneira: com uma eucaristia por si presidida, em gratidão por tantos benefícios concedidos a esta comunidade e também em acção de graças pelos seus 25 anos de sacerdócio.
Na presença dos irmãos da comunidade, de várias irmãs seculares, do diácono Carlos Esteves, e dum bom grupo de fiéis bracarenses, colocando os olhos no céu, «donde já somos em esperança», o P. Vasco Nuno proferiu uma breve homilia para dar muitas graças a Deus, e confiar-nos que «sem merecimento da minha parte, Deus se serviu da minha pequenez e da minha fragilidade para me confiar o dom do sacerdócio em benefício do Seu povo». E rematou: «Sou muito agradecido a esta cidade e a esta comunidade do Carmo, onde também cresci como homem, como crente e como carmelita. Deus vos recompense e vos abençoe».
Deus no-lo guarde e o recompense.