Na conclusão do Plenário da Província dos Carmelitas Descalços os Irmãos nele participantes e a comunidade do Santuário do Menino Jesus de Avessadas reunimo-nos à volta do altar do Santuário em acção de graças pelo dom do sacerdócio concedido há 25 anos (Sé de Viana do Castelo, 30 julho 2000) ao jovem Vasco Nuno.
Na sua homilia disse-nos ele: “faço do meu coração um altar de gratidão aos meus pais, ao meu pároco e comunidade paroquial que me iniciaram na fé, na oração e no serviço à Igreja”.
E depois continuou: “agradeço ainda aos meus formadores que me iniciaram na vida carmelita, quatro aqui presentes, e ao Padre David Castro já falecido”.
Sintetizando-nos a história da sua vida sacerdotal, completou: “também ao longo deste tempo de 25 anos senti que o Espírito veio em auxílio da minha fraqueza, nas tantas vezes em que senti os desafios da missão, nas exigências da vida comunitária, nas noites da fé. Mas também quero confirmar que senti a força do Espírito Santo intercedendo por mim, sustentando-me através de rostos concretos que aqui recordo com gratidão”.
E, por fim, rematou: “quis celebrar convosco esta minha data tão significante, meus irmãos Carmelitas, porque o sacerdócio não se vive sozinho, mas em comunhão, em fraternidade, em missão partilhada. Sinto esta celebração como um novo envio, um novo SIM, um novo começo. Muito obrigado! Que a Rainha e Formosura do Carmelo continue a guiar-nos com ternura e firmeza, e nos ensine a guardar tudo no coração e a confiar, mesmo quando nada compreendemos”.


