Bodas de Prata sacerdotais do nosso Padre Provincial, Frei Vasco Nuno Tavares da Costa

A nossa Província Portuguesa de Carmelitas Descalços saúda e parabeniza Frei Vasco Nuno Tavares da Costa, seu Provincial, nas antevésperas das suas bodas de prata sacerdotais. O P. Vasco Nuno foi ordenado na Sé de Viana do Castelo, pela imposição das mãos do senhor D. José Augusto Pedreira, no dia 30 de julho do ano 2000, constituindo-se assim a primícia sacerdotal deste século da nossa Província.

Jubilosos damos, pois, graças a Deus, pelo seu zeloso serviço ao longo dos seus 25 anos de vida sacerdotal carmelitana.

Neste quartel de século, o P. Vasco Nuno foi conventual de Avessadas, Fátima, Funchal, Porto, Salamanca, Santo Desierto de Les Palmes (Castellón, Espanha) e Viana do Castelo. A sua vida de Carmelita Descalço está ligada ao estudo (Porto e Roma) e, sobretudo, à formação nas várias etapas formativas de futuros Carmelitas Descalços: no Seminário Menor de Viana do Castelo, noviciado e teologado, em Portugal e Espanha.

Foi pároco e conselheiro provincial; superior e mestre de formação; reconhecido e requerido pregador de retiros. Actualmente serve a nossa Ordem como Superior Provincial de Portugal.

A nossa Província alegra-se e eleva ao Bom Deus que o chamou e o consagrou, um hino de ação de graças pelos 25 anos da sua ordenação sacerdotal. Manifestamos a Deus a nossa gratidão pelo dom do sacerdócio de Frei Vasco Nuno feito serviço à Igreja de Jesus. Que a Virgem Santa Maria e Senhora do Carmo continue a ampará-lo e a inspirar a sua missão, para que possa prosseguir sempre, com alegria e fidelidade, o caminho iniciado no dia da sua ordenação sacerdotal. Deus o cumule de bênçãos e a nossa oração e amizade de irmãos e amigos nunca lhe falhem.

De coração em festa, agradecemos a Deus Pai das misericórdias, à sua família, amigos e a toda a sua comunidade de São Pedro de Castelões, Vale de Cambra, de onde é natural, por no-lo terem dado para o serviço da Igreja.