Apresentação do livro Betânia: Entre Linhas e Cliques

Ontem, na tarde de domingo da Ascensão, Betânia foi o Carmo de Braga. Ali, naquele pequenino jardim de Nossa Senhora, Betânia recebeu muitos amigos de Jesus – Jesus e a Mãe já cá estavam!

Para a apresentação do livro BETÂNIA: ENTRE LINHAS E CLIQUES, da autoria de Verónica Parente e Frei João Costa vieram muitos amigos de muitos lugares: de Fátima e de Coimbra, de Esposende e de Viana do Castelo, de Mangualde a Melgaço; e de Braga também, claro.

Ah, e veio o Kiko Salcedo e a sua família. O Kiko é um amigo que fizemos por alturas dos dias da Covide; é portador de paralisia cerebral e com um dom especial para desenhar e colorir amizade em nossos corações. É natural de Tarragona, Catalunha, e veio alegrar-se connosco e alegrar-nos também a nós.

Kiko Salcedo foi o principal ilustrador do livro Direitos NÃO Confinados (2021), dos mesmos autores; e agora foi mesmo o único ilustrador do livro Betânia, se descontarmos uma pequenina participação da Anna, que tanto nos encantou.

Impossibilitada de vir até à nossa Betânia, AnnaJariod Capdevilla, jovem autista, também de Tarragona, participou online. O que muito lhe agradecemos.

Autoconsiderando-se peritos de nada, os autores cartearam-se (por email!) com Betânia, uma adolescente ficcionada, servindo-se da linguagem da ternura e da amizade, a mesma que usaria Jesus quando visitava os seus amigos da localidadezinhade Betânia. Os temas abordados no livro são apenas alguns dos que andam nas bocas e nos corações dos e das adolescentes de hoje.

O livro, creem os autores, está indicado para a faixa etária dos 14-19 anos, como bem notaram (e bem o referirem) alguns professores presentes que, aproveitando o microfone aberto partilharam com os autores o desejo de que visitem as suas escolas. Cremos, ademais, que esta é uma proposta de leitura que talvez tenha interesse para pais de adolescentes, professores de EMRC, líderes de escuteiros e de outros grupos juvenis não, necessariamente, católicos.

Os autores estão muito agradecidos pela presença de tantos amigos (de tantas famílias!) que para a Betânia do Carmo de Braga se encaminharam num dia tão atractivo para as crianças e suas famílias! E como não puderam agradecer a todos (até mesmo os que não puderam fazer-se presentes), a todos saúdam, saudando e enviando um grande beijo e um bem-haja à Cristina Salazar Fernández que, como amor e paciência nos vai ensinando que muito conta quem, por vezes, ou até frequentemente, parece nada contar! Obrigado, Cristina!