Apresentação deO Meu Diário no Carmo do Fradinho

A Junta de São Romão de Neiva, Viana do Castelo,abriu, ontem, dia 16 de novembro, pelas 21h, as portas do Centro de Convívio ao Santo Fradinho do Carmo(1787-1861).

O Fradinho chegou ali pelas mãos do Professor Víctor Marí Sáez, Universidade de Cádiz, que escreveu O Meu Diário no Carmo do Fradinho em três volumes eque, naquela noite, se apresentava o terceiro – Subida ao Monte Carmelo.

Víctor Marí viveu seis meses no Carmo de Braga e empactou-se com o Fradinho – através da sua estátua. Desse encontro nasceu este Diário cheio de intuições, descobertas e espantos.

Falando em português, o Autor apresentou o seu livro perante uma plateia de mais de cem pessoas que lotava o Centro de Convívio e se mostrou interessada no testemunho de um homem do saber e de além-fronteiras e que – no eixo da sua vida, aos 52 anos – ousou desvelar-se nos três volumes do seu Diário.

No uso da palavra, o senhor Manuel Salgueiro, Presidente da Junta, abriu a sessão manifestando a sua alegria «por mais este encontro com Frei João d’Ascensão que, volvidos tantos anos, é trazido e desvelado às gentes da sua terra por um homem de muito longe, do outro lado da fronteira, que se dispõe a fazer dois mil quilómetros para nos falar duma paixão comum: um Santo, o nosso vizinho, Frei João d’Ascensão!».

O Reverendo Pároco, Renato Pereira, felicitou o Autor «pela partilha espiritual dum caminho de luz e de sombras guiado e inspirado pela figura de Frei João d’Ascensão. É um partilha que nos pode ajudar, porque também nós, hoje, vivemos no meio de sombras. Parece-me que a promoção deste filho de São Romão, homem simples e de entregue aos outros, pode inspirara nossa caminhada de filhos e filhas de São Romão de Neiva».

A encerrar, Manuel Vitorino, Vice-presidente da Câmara expressou-se assim: « Folheando e lendo as páginas deste livro encontrei-me com um místico, o Autor, o Professor Víctor Marí, e lembrei-me de um poeta, de algum modo também místico, Leonard Cohen, que canta uma canção intitulada Se for a sua vontade [If It Be Your Will]. Seguido, pois a trilha deste verso, Se for a sua vontade, ainda bem que por entre luzes e sombras o Autor não se calou e nos deu a conhecer as curvas e as rectas do seu caminhar e nos convida a fazer uma caminhada, também espiritual, pela subida do Monte Carmelo, tendo sempre presente esta figura grande da nossa terra – eu também sou do Neiva – Frei João d’Ascensão! Muito obrigado.».

A apresentação do livro a cargo da voz do Professor Maia Marques e as palavras do Professor Víctor Marí serão futuramente apresentadas no livro Migalhas Terceiras do Fradinho.

O livro encontra-se à venda nas Edições Carmelo (www.carmelo.pt) e na portaria da Igreja do Carmo de Braga.