Aprovada nova edição do Missal Carmelitano

O boletim Communicationes, órgão oficial do Governo Geral da nossa Ordem de Carmelitas Descalços, informou na edição de 31 de agosto de 2025 (nº 412) que o Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos aprovou, por decreto datado de 16 de julho de 2025, a Editio Typica altera do Proprium Missarum OCD. Trata-se da aprovação da segunda edição do Missal Carmelitano em língua latina, aquela em que os textos oficiais da Igreja são originalmente escritos e primeiramente aprovados.

Em pós esta aprovação, por decreto de 15 de agosto de 2025, o Definitório Geral promulgou o texto para toda a Ordem, tornando-o obrigatório (no original em latim) a partir do próximo dia 20 de novembro, primeiro domingo do Advento.

O novo texto litúrgico do Missal Carmelitano apresenta os formulários completos, tanto para a eucologia – conjunto das orações de cada Missa – como para as leituras. Contem, além disso, uma nota biográfica introdutiva para cada ocorrência.

Em pós a promulgação e enquanto se espera a publicação em dois volumes – Missal e Lecionário –, começa também um longo período de trabalho de tradução em todas as línguas, que deverá receber, por sua vez, nova aprovação do Dicastério para ser publicado e utilizado.

É, pois, com grande alegria que aguardamos a edição actualizada em português do Missal e Lecionário próprios da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, isto é, com as datas e memórias de santos e bem-aventurados da nossa Ordem.