www.maristellacarmel.com

Hoje, solenidade de Nossa Senhora do Carmo, nossa Mãe, Irmã e Padroeira, a nossa Província carmelitana inaugurou o site maristela – Maria e o Carmelo: www.maristellacarmel.com.

Era uma página que faltava no nosso contexto carmelitano e eclesial. Podem ali encontrar-se recursos diversos, tais como: Documentos, formação, informações, pensamentos, publicações, vivências.

Na apresentação da página, os Autores escreveram: «somos da Ordem dos Carmelitas Descalços, uma família religiosa toda de Maria. Desde as origens, a história desta Ordem entrelaça-se com a história da sua relação com Maria.

[…] Este blogue [gerido desde a Domus Carmeli, em Fátima, em nome do Governo Geral OCD] pretende reunir e promover todas as publicações e outras iniciativas sobre a Virgem Maria e o Carmelo, do passado e do presente, para que todos os que amam e desejam imitar a Virgem Maria, a partir da tradição e espiritualidade carmelita, o possam fazer numa linha de continuidade e maior intensidade».
A fim de assegurar o seu carácter internacional, os conteúdos do www.maristellacarmel.com são apresentados em cinco línguas: espanhol, francês, inglês, italiano e português.

Neste dia solene para toda a Ordem e aproveitando a inauguração desta página, o nosso Padre Geral, Frei Miguel Maria Márquez, escreveu desde Lisieux uma bela carta a todos os Irmãos e Irmãs da «grande família do Carmelo». A carta pode ser naturalmente lida no blogue e, além de invocar sobre nós o cuidado e a protecção do manto de Maria, delicia-nos também com as invocações duma nova ladainha de Nossa Senhora que lhe brotaram do seu coração mariano: Santa Maria da Boa Esperança; Santa Maria da paz desarmada e desarmante; Santa Maria das lágrimas; Santa Maria das pontes; Santa Maria da vida quotidiana; Santa Maria do diálogo e da escuta; Santa Maria do sopro e do descanso; Santa Maria do caminho nos “não caminhos”; Santa Maria da humildade e da audácia; Santa Maria dos rebentos invisíveis.

A terminar, Frei Miguel Maria convida-nos ainda a «acrescentarmos a vossa própria ladainha e a invocarmos juntos Maria».

Nota final para o estudo que no blogue se apresenta sobre a radiografia mundial do sentir mariano da nossa Ordem.

A visitar com interesse, portanto.