Desde a tarde de segunda-feira, 14 de abril 2024, até ao próximo sábado, dia 20, realiza-se em Nemi (Roma, Itália) um encontro mundial de monjas Carmelitas Descalças numa jornada de reflexão e estudo e renovação da suas constituições.
Estão ali representadas todas as federações de todas as circunscrições da Ordem, entre elas a Irmã Cristina Maria, por Portugal.
O encontro é assessorado pelo Geral da Ordem, P. Miguel Márquez, pelo Vigário Geral, P. Agustí Borrel, pelo Secretário e Subsecretário gerais para as monjas P. Rafal Wilkowski e P. Juan Pablo Félix.
Na manhã de hoje, dia 18, as Irmãs foram recebidas em audiência pelo Papa Francisco na Sala do Consistório que lhes manifestou a sua satisfação por este encontro que elas são «chamadas a viver como ocasião de oração e discernimento, abertas ao que o Espírito Santo lhes deseja sugerir, a fim de encontrarem novas linguagens, novos caminhos e novos instrumentos que deem maior entusiasmo à vida contemplativa que o Senhor as chamou a abraçar».
Referindo-se ainda mais especificamente ao trabalho das Irmãs durante esta semana, disse: «Rever as Constituições significa exactamente isso: recorrer à memória do passado, não a negar, para olhar para o futuro».
Lembrando-lhes que «Vós me ensinais que a vocação contemplativa não leva a guardar as cinzas, mas a alimentar um fogo que arde de maneira sempre nova e pode aquecer a Igreja e o mundo», o Papa concluiu o seu discurso dizendo: «Olhai para o futuro. Esse é o meu desejo para vós. Olhai para o futuro com esperança evangélica e com pés descalços».


