Decorreu entre os dias 17 e 19 de outubro de 2025, na Domus Carmeli, em Fátima, o XIII Congresso de Espiritualidade, subordinado ao tema «Lúcia de Jesus: peregrina e testemunha da Luz».
Organizado pelos Institutos de Inspiração Carmelita e Teresiana, o Congresso teve como objetivo evocar a vida e a obra da Irmã Maria Lúcia de Jesus e do Coração Imaculado, na sua qualidade de peregrina e testemunha da Luz que é Jesus e também como principal portadora da Mensagem de Fátima, infundida, de forma particular, na Aparição de Nossa Senhora aos Três Pastorinhos, a 13 de maio de 1917, e no seu chamamento a uma vida de oração, silêncio e recolhimento no claustro do Carmelo.
O Congresso contou com um total de seis intervenções, a cargo do Padre Miguel Márquez, Prepósito Geral da OCD, do Dr. Marco Daniel, do Santuário de Fátima, do Padre Carlos Cabecinhas, Reitor do Santuário de Fátima, dos Padres Joaquim Teixeira e Renato Pereira, da Ordem dos Carmelitas Descalços, do Dr. José Rui Teixeira, da Universidade Católica Portuguesa, e da Irmã Ângela Coelho, ASM, Vice-Postuladora da Causa de Beatificação e Canonização da Irmã Lúcia.
A riqueza dos escritos da Irmã Lúcia motivou abordagens multidisciplinares, em que a Teologia e a Mariologia dialogaram de perto com a Espiritualidade, a História, a Literatura e até a Comunicação Social. O Congresso contou com uma sessão de leitura orientada de textos seletos da Irmã Lúcia, em que os participantes puderam partilhar as suas reflexões e experiências. Além destas atividades, houve também momentos dedicados à oração, quer na Domus Carmeli, quer no Carmelo de São José e na Capelinha das Aparições.
O Congresso teve uma ampla representação a nível nacional e internacional, tendo contado com 242 participantes, oriundos de Portugal, Espanha, Brasil e outros países do globo, 180 dos quais na modalidade presencial e 62 na modalidade online. Estiveram presentes membros de diversas congregações religiosas femininas e masculinas, sediadas em Fátima e noutros pontos do país. Destaque-se a presença de vários representantes dos Institutos de Inspiração Carmelita e Teresiana, entre os quais a Ordem do Carmo (OCarm) e a Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD).
Com a organização deste Congresso, os Institutos de Inspiração Carmelita e Teresiana cumprem o seu desígnio de dar a conhecer à Igreja e ao mundo uma das figuras mais marcantes na história do século XX português e global. Este foi o primeiro Congresso centrado na figura da Irmã Lúcia, no seu amor à Eucaristia e à Virgem Maria e no seu legado humano e espiritual para toda a Igreja, revelando uma simbiose perfeita entre a Mensagem de Fátima e o Carmelo.


