«»

 

 

 

 

 

Passo a Passo

 
Santa Teresinha
do Menino Jesus

Site Oficial da visita das Relíquias da
Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal

   
 

Saudação    Programa    Carta    Cronologia    Fotos    Desenhos    Devocionário    Lojinha
Testemunhas 
  Passo a Passo    Rosas    Pétalas    Textos    Links    Livro de Visitas

 

 

 

 


PASSO A PASSO

Dia 12 de Dezembro, Segunda-feira

» O dia amanheceu verde nos Açores. Sim, quem andar com falta de verde deve ir aos Açores. Aqui tudo é verde, tudo nos surge em diversos graus de verde.

» Às 08h00 e depois às 09h30 celebraram-se duas Eucaristias diante do relicário de Santa Teresinha. Seguiu-se a veneração das paróquias doutros Arciprestados que não o da cidade de Angra. Foram momentos intensos de oração e veneração. Foi assim todo dia, umas horas mais outras menos. Mas o amor sempre igual.

» Às 17h00 rezaram-se solenes Vésperas presididas por D. António Braga. Estavam presentes vários sacerdotes. A homilia foi proferida pelo Carmelita Descalço, Frei Alpoim Portugal, que se centrou na ciência do amor. E disse: «Se a passagem das Relíquias é só sentimento é muito pouco. Quando desaparecerem de vista as relíquias o sentimento logo desaparece também. Teresinha o que queres deixar como memória da tua passagem pelos Açores?, perguntou. E respondeu: Queres deixar a tua ciência do amor, em que és verdadeira especialista. Por isso, prometemos amar, porque Deus é amor. Prometemos tudo fazer com amor, as grandes e sobretudo as pequenas coisas. Foi assim que fizeste. Foi assim que ensinaste. É assim que faremos.»

» Às 19h30 as Relíquias chegaram à Paróquia de S. Miguel Arcanjo das Lajes, onde foram acolhidas pelo Bispo e pelo Pároco, Pe. António Nunes da Rocha. O acolhimento foi solene e afectuoso ao mesmo tempo. O Pároco, que fora missionário no Brasil, já ali tinha acolhido Teresinha quando ela visitou aquela grande nação, pelo que este encontro foi um re-encontro de enamorados. A seu tempo, o Bispo dirigiu-se às crianças, adolescentes e jovens, dizendo-lhes: «Segui o exemplo de Santa Teresinha. Sede atentos como ela aos pequenos pormenores e fazei tudo por amor. Se não a pudermos imitar em nada mais imitemo-la no amor às pequenas coisas, pois isso está ao nosso alcance.»

» Às 22h00 o Pároco presidiu à Eucaristia e pregou o Pe Agostinho Leal, ocd. No fim, seguiu-se a veneração que se prolongou por toda a noite, pois a igreja ficou sempre aberta, possibilitando que vários grupos apostólicos e todas as pessoas pudessem estar e rezar com Teresinha. Menção especial, para um grupo devoto e algo numeroso, da Ilha de São Miguel, que aproveitou o último voo do dia e pernoitou junto de Teresinha para só regressar a casa no início do novo dia.

» Foi assim este dia. Mas não fica completo sem que se conte a seguinte historieta: No Aeroporto, um velho aguardava a chegada de Teresinha. E dizia (como se ninguém o ouvisse): «Vou chegar tarde, muito tarde a casa. Vai ser muito de noite. Quando disse à minha mulher que vinha, ela perguntou-me: ‘que vais fazer lá, óme? Porque vais gastar tanto dinheiro? Porque vais gastar o dinheiro que vai faltar aos nossos filhos?’. E eu respondi: ‘ó mulher, deixa-me ir que eu vou ver Santa Teresinha. Ela vale mais que o dinheiro. Depois deste virá outro, e a ela não a teremos de novo aqui’.» E assim foi. Ali estava ele pronto a chegar muito tarde a casa, mas contente por ter recebido uma santa!
 

    
 

 

 
Site Oficial da visita das Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus a Portugal